terça-feira, 30 de novembro de 2010

A ARTE DE NÃO ADOECER


Se não quiser adoecer - "Fale de seus sentimentos." Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera atéem câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia.
Se não quiser adoecer - "Tome decisão." A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.
Se não quiser adoecer - "Busque soluções" Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.
Se não quiser adoecer - "Não viva de aparências." Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso... uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.
Se não quiser adoecer - "Aceite-se." A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.
Se não quiser adoecer - "Confie." Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.
Se não quiser adoecer - "Não viva sempre triste." O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. "O bom humor nos salva das mãos do doutor" Alegria é saúde e terapia.
(Dr. Dráuzio Varella)

PARE DE PLANTAR ERVAS DANINHAS EM SUA VIDA


Eu não sei se você já reparou, mas às vezes parece que todo mundo ao nosso redor começa a enxergar tudo cinza. De repente, reclamar da vida virou senso comum. As pessoas reclamam do trânsito, da correria, da crise, do tempo, de tudo. E se não percebemos, acabamos entrando para o time, colaborando para expandir ainda mais essa onda sombria que vai cobrindo nossas cabeças, nublando a luz do sol.
Não se trata de fingir que as coisas não acontecem, mas de que adianta ficar reproduzindo essa visão negativa do mundo, como se fôssemos um gravador mal assombrado recriando o arrastar de correntes fantasmagóricas por onde quer que passemos?
As nossas palavras e os nossos pensamentos são como sementes. A partir do momento em que os trazemos para fora, semeamos o terreno ao nosso redor. Num primeiro momento, as sementes ficam lá quietas, como se estivessem mortas, como se não tivessem vida própria. Mas elas têm. Na medida em que as continuamos alimentando, elas crescem, ficam cada vez mais fortes, frutificam e povoam nossa vida.
Preste muita atenção ao que você tem plantado ao seu redor, pois será com isso que você terá que conviver num futuro breve, bem como as pessoas que vivem perto de você.
Não parece difícil entender que uma pessoa que tem uma visão negativa de tudo acaba plantando um jardim sombrio ao seu redor. Nele florescem horrendas trepadeiras de tristeza, plantas rasteiras cheias de desânimo, vários tipos de ervas daninhas: inveja, ódio, ressentimento.
E pior... o triste jardim, uma vez criado por nós, ganha vida própria. Pragas proliferam, espinhos surgem e ele vai se tornando cada vez mais intransponível à medida que as plantas carnívoras ganham força e se alimentam de qualquer possibilidade de otimismo que ouse se aproximar. Assim, perpetuamos em nossa vida essa visão sombria do mundo, sem nos dar conta do quanto colaboramos para sua criação.
Não importa o que digam as pessoas ao seu redor, assuma a responsabilidade pelo seu jardim. Arranque, corajosamente, as ervas daninhas. Prefira o vazio fértil de uma terra virgem a essa profusão de negatividades à sua volta. Escolha o que quer perto de você, rodeie-se de beleza. Ela nos reconecta à leveza fluida da nossa alma, nos dá asas de borboleta, enfeita nosso jardim. Escolha belas palavras e bons pensamentos, cada um deles será como sementes de flores lançadas sobre a terra ao seu redor. Em breve um campo florido surgirá, trazendo cor e perfume para a sua vida.
Você ainda terá um ganho adicional... amigos e bons relacionamentos. Afinal, quem não se sente atraído pela beleza de um jardim florido? E com as pessoas vêm oportunidades, e abertura na vida, e conforto, troca, carinho, amor. Não é tão difícil perceber que quando escolhemos olhar para o que de belo existe, atraímos mais beleza, e vice-versa.
Assim, não siga a onda sombria que vem se espalhando, principalmente nos grandes centros urbanos, e que faz com que as pessoas obtenham um prazer mórbido em reclamar da vida. Mesmo sabendo que dificuldades existem, alimente o que de belo existe ao seu redor. Aguce seu olhar, não é tão difícil encontrar coisas boas para falar ou pensar.
Seja um ponto luminoso na escuridão de nossos dias e perceba que essa simples mudança de enfoque pode mudar não só a sua vida, mas a de muitos ao seu redor.



Por: PATRÍCIA Gebrim
Livro: Enquanto escorre o tempo ....pensamentos, histórias e metáforas sobre a vida, os relacionamentos e o bem viver

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

UM CÃO INEXPLICÁVEL


Uma enfermeira comunitária conta uma experiência única: “cuidei, por muito tempo de um doente idoso de uma aldeia vizinha durante o período noturno. Em uma tarde, ai deixar o jardim do hospital para seguir caminho rumo ao serviço, veio, dos arbustos, um cão enorme e peludo. Esse cão acompanhou-me por todo o longo caminho até a casa do paciente. Então, sumiu repentinamente. Na manhã seguinte, ao iniciar meu caminho de volta, o cão estava de novo ali. Ele não saiu do meu lado ate chegar ao portão do jardim do hospital. Isso se repetiu longo tempo, todos od dias. Minhas colegas achavam graça, mas, para mim, aquilo se tornara um fardo. Muitas vezes, tentei afasta-lo, mas ele não se deixava enganar. Finalmente, pedi ao chefe de polícia que se ocupasse daquele cão sem dono. O policial disse, então, que o ‘cão sem dono’ só era visto em minha companhia; durante o dia não era possível encontra-lo em qualquer outro lugar. Alguns dia depois, o cão sumiu e não veio mais. Exatamente nessa época, um homem foi preso. Durante o interrogatório, soube-se que ele queria levar a enfermeira comunitária para um canto’, mas sempre havia um cão enorme e perigoso com ele, e ele não consegui atingir seu objetivo. Esse homem tinha um ódio irrefreável por mim, porque eu o havia denunciado por maus tratos aos seus filhos, e as crianças lhe foram tiradas. Por esse razão, ele queria me matar”. Esse testemunho demonstra que deus é infinitamente criativo ao proteger seus filhos.

Por: Oto Klippel – traduzido e adaptado de Volksblatt, nº 33, 15/01/84 por Josias Brepolh



sábado, 6 de novembro de 2010

Citações


“Sugiro pensarmos na seguinte frase, vencedora em um congresso sobre vida sustentável:

“Todo mundo está ‘pensando’ em deixar um planeta melhor para nossos filhos …
Quando é que se ‘pensará’ em deixar filhos melhores para o nosso planeta?”

Afinal, como diz o mais famoso apresentador da TV brasileira:
“Quem sai aos seus, não degenera”!

Extraído: Artigo de Rosana Jatobá  - http://g1.globo.com/platb/rosanajatoba/