terça-feira, 31 de julho de 2012

100º DIA - 100 DIAS QUE IMPACTARÃO O BRASIL

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL



Por.: Nicolau Reinhard - Professor titular da Faculdade de Economia e Administração da USP e presidente da Junta de Educação Ministerial da Convenção Batista Pioneira do Sul






Temos motivos de gratidão pelo momento do País, que está em situação econômica sólida, tendo reduzido o nível de pobreza da população, com um bom nível de emprego e bem-estar crescente. O desafio é que, se nos dispomos a orar pelo desenvolvimento econômico e social do nosso País, devemos também assumir o compromisso de fazer a nossa parte.
O Brasil tem crescido nos últimos anos, porém mais devagar que outros países.
Ainda convivemos com uma distribuição de riqueza muito desigual entre pessoas e entre regiões e muitos ainda têm condições sociais de vida precárias.
As crises de outros países também nos afetarão, ainda que em escala menor, momento em que nossas deficiências se farão sentir mais fortemente.
Como cristãos, podemos contribuir para a sua melhoria por meio de uma maior presença, para ali influir com os nossos valores cristãos, mas também exercendo nossa cidadania, com participação ativa na discussão dos grandes temas nacionais e locais. Em nossas atividades econômicas, como empregados ou empreendedores, também poderemos demonstrar nossos valores por meio do empenho e da responsabilidade social.
E, por fim, os nossos exemplos de vida e nossas orações certamente contribuirão para fazer de nós o sal e a luz de que o Brasil tanto necessita.

OREMOS:
1) Pelo crescimento econômico do Brasil;
2) Pela melhoria na infraestrutura em termos de saúde, moradia, educação e bem-estar social;
3) Para que vivamos o evangelho de modo a impactar a nossa gente;
4) Pelos que vivem abaixo da linha da pobreza;
5) Para que tenhamos uma mensagem integral que transforme o corpo, a mente e a vida espiritual do nosso povo.
Trecho do Livro 100 Dias que Impactarão o Brasil.
SAIBA MAIS SOBRE A CAMPANHA PELO SITE www.sejaluz.com

segunda-feira, 30 de julho de 2012

99º DIA - 100 DIAS QUE IMPACTARÃO O BRASIL

ADOLESCENTES VICIADOS
EM DROGAS E ÁLCOOL

Por.: João Emílio Cutis Pereira - Pastor da 1ª IB lrajá - Rio de Janeiro (RJ)


O adolescente, para que se torne um adulto bem-sucedido, precisa de uma vida espiritual agradável a Deus, além de desenvolver sua capacidade de se relacionar com a família, os amigos e a sociedade. É justamente neste período crucial que muitos iniciam uma triste caminhada ao lado do álcool e das drogas. Trata-se de uma artimanha diabólica para causar dores e destruir sonhos. Os vícios sufocam preciosas sementes que brotariam repletas de bênçãos.
Quantos sonhos são trocados por pesadelos? Quantos sorrisos transformam-se em lágrimas de tristeza? Quantas noites de sono reparador são desperdiçadas nas ruas sujas dos vícios? Quantos amigos verdadeiros deixados de lado por causa de falsos amigos, que não se interessam pelo bem-estar, mas desejam companheiros de desgraça?
Por meio das orações, Deus faz o que não podemos realizar. A voz de Deus é mais veemente do que a voz da mãe que aconselha e do pai que ensina. Há muitos pais que já não têm mais o que dizer aos filhos, pois esses já não aceitam ouvir. Mas, em vez de continuarem falando com o filho sobre Deus, podem falar com Deus sobre o filho. Confiados em Deus, clamemos ao Senhor para que a adolescência brasileira seja livre das drogas e do álcool.

OREMOS:
1) Pelos adolescentes crentes;
2) Pela libertação e recuperação dos que estão nos vícios e/ou nas drogas;
3) Pela conversão de milhões de adolescentes no Brasil;
4) Por sabedoria aos pais para orientá-Ios no caminho certo;
5) Pela visão das igrejas para um ministério relevante com os adolescentes.

Trecho do Livro 100 Dias que Impactarão o Brasil.
SAIBA MAIS SOBRE A CAMPANHA PELO SITE www.sejaluz.com

sábado, 28 de julho de 2012

98º DIA - 100 DIAS QUE IMPACTARÃO O BRASIL

AMAR O PRÓXIMO



Por.:  Paulo Solonca - Pastor da 1ª 18 Florianópolis (SC)



"A vida humana foi projetada sobre o princípio da necessidade de se pensar em alguém além de nós, caso a queiramos útil e sadia.”  
(Stanley Ienes)




Certas pessoas vivem centradas em si mesmas. Não têm sensibilidade em relação aos que sofrem, pois estão excessivamente preocupadas com as suas próprias lágrimas. Não conseguem ouvir o gemido do seu próximo, pois ficaram surdas com o barulho de seus próprios desejos egocêntricos. Não conseguem enxergar os seus irmãos de fé ou mesmo a humanidade, pois seus olhos se ofuscaram com os refletores que elas acenderam sobre si mesmas. Esquecem-se de que, como discípulas de Jesus, devem atender a quem está com fome, com sede, nu, doente, na prisão ou estrangeiro. Fazer isto é atender ao próprio Jesus (Mt 10.42).
Obedecer ao mandamento de amar o próximo implica tornar-me responsável pelo meu povo, responder aos seus gritos, ir em sua direção, dispor de meu tempo e de minhas prioridades pessoais, correr o risco de ter que repartir daquilo que tenho e que tanto amo.
Muitos de nós fugimos dos que sofrem com medo de sofremos juntamente com eles; descartamos aqueles que choram com medo de que o rio de suas lágrimas nos inunde e nos afogue. Quase todos usamos certos bloqueios para convenientemente deixar de ouvir outra pessoa.


OREMOS:

1) Para que amemos o próximo como Jesus nos amou;
2) Para que nossas mãos e pés estejam prontos para ajudar;
3) Por igrejas com ministérios comunitários;
4) Por envolvimento dos crentes nas obras sociais;
5) Para que trabalhemos com o objetivo de conduzir nossos próximos a Jesus.



Trecho do Livro 100 Dias que Impactarão o Brasil.
SAIBA MAIS SOBRE A CAMPANHA PELO SITE www.sejaluz.com

97º DIA - 100 DIAS QUE IMPACTARÃO O BRASIL

     



JUSTIÇA SOCIAL
NO BRASIL




Por.: Djalma Alves Cabral Filho -Pastor, coronel da Reserva do Exército Brasileiro e missionário voluntário da JMN- Manaus (AM)




O salmo 11.7 diz: "Porque o SENHOR é justo e ama a justiça; o seu rosto está voltado para os retos".

A Justiça Social é uma teoria que propõe a construção moral e política fundamentada na igualdade de direitos e na solidariedade coletiva. Em termos de acréscimo para a vida da comunidade, a justiça social é vista como o encontro entre o fundamento econômico e o fundamento social.
Como exemplo do conceito de Justiça Social, diz-se que, enquanto a justiça tradicional é cega, a justiça social pretende tirar a venda para ver a realidade e compensar as desigualdades que nela se produzem. O Salmo 10.18 aconselha: "para fazeres justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem, que é da terra, não prossiga mais em usar da violência".
Nossa oração, portanto, deve ser para que o Brasil construa uma sociedade mais justa, também respeitando os seguintes princípios: garantia das liberdades fundamentais para todos; igualdade equitativa de oportunidades; manutenção de desigualdades apenas para favorecer os mais desfavorecidos.

 
OREMOS:
1) Que no Brasil haja justiça social em todos os segmentos da população, a partir das autoridades;
2) Que as igrejas sejam agentes e parceiras para que haja justiça social em nosso país;
3) Pelos crentes que atuam na política e em funções públicas para que lutem pela justiça social;
4) Pelas nossas casas legislativas (Senado e Câmaras Federal, Estaduais e Municipais) para que elaborem e votem leis justas para todos;
5) Que escolhamos a LUZ e nela andemos como "luz do mundo".

Trecho do Livro 100 Dias que Impactarão o Brasil.
SAIBA MAIS SOBRE A CAMPANHA PELO SITE www.sejaluz.com


sexta-feira, 27 de julho de 2012

96º DIA - 100 DIAS QUE IMPACTARÃO O BRASIL

MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


Por.: M.M. Helena de Morais Teixeira - Membro da PIB Campinas e Capelã Voluntária na Delegacia de Defesa da Mulher em Campinas-SP



No Brasil, a cada 2 minutos 5 mulheres são espancadas! Isso é alarmante! Os hematomas, as lesões dolosas que causam dor física, são uma pequena amostra de algo maior: dor na alma, tristeza, decepção, opressão, humilhação e muito medo. Quem deveria amar, proteger, cuidar dentro de casa, é o agressor. A violência psicológica, verbal ou física traz aflição e angústia. E quanta ira, ódio e desejo vingativo surge em resposta! Precisamos acordar que esse é um campo missionário onde estão milhões de pessoas em intenso sofrimento.
Ore pelas meninas, jovens, mulheres, inclusive idosas, vítimas de maus tratos verbais, físicos, ameaças, abuso sexual e exploração financeira. Ore pelos agressores que necessitam de mais que responsabilização; precisam de transformação! Ore para que o seu coração seja misericordioso para ouvir, compreender e disposto a servir. Ore para que, como Igreja de Cristo, ofereçamos acolhimento, socorro às vítimas, trabalho restaurativo com o agressor e família, e não apenas de incentivo à denúncia. Ore pelas autoridades que atuam nesta área.

OREMOS:
1) Pelas mulheres vítimas de violência doméstica;
2) Que Deus conceda sabedoria às autoridades no tratamento de cada caso;
3) Que as igrejas se informem desse grande desafio e se preparem para ajudar na libertação e recuperação dessas vítimas;
4) Que as igrejas desenvolvam ministérios para trabalhar na prevenção junto às famílias;
5) Que possamos impactar o Brasil com a TRANS de 2012 e milhões de vidas serem alcançadas.

Trecho do Livro 100 Dias que Impactarão o Brasil.
SAIBA MAIS SOBRE A CAMPANHA PELO SITE www.sejaluz.com


quinta-feira, 26 de julho de 2012

95º DIA - 100 DIAS QUE IMPACTARÃO O BRASIL

DEMOCRACIA, LIBERDADE DE IMPRENSA
E RELIGIOSA


Por.:  Valdo Romão - Pastor, diretor executivo da Convenção Batista do Estado de São Paulo (SP)

Dois temas intrinsecamente ligados: democracia e liberdade, e esta com duas vertentes: a liberdade de imprensa e a liberdade religiosa.

Democracia - É um sistema em que é dado ao povo todo o direito de participar da vida política de uma nação.

Os batistas sempre primaram pela defesa da democracia. Seu Governo democrático reflete a igualdade e responsabilidade de todos os crentes sob a autoridade de Cristo.

Liberdade - É a faculdade que cada individuo tem de se expressar, pensar, ter sua própria consciência e julgamento.

Liberdade de Imprensa - Os seres humanos buscam saber o que ocorre ao seu redor. Para isso, a liberdade de imprensa é fundamental.


Liberdade Religiosa - A Constituição de 1988, art. 5º, dispõe: "VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, (...)

Como povo de Deus, devemos defender a democracia e a liberdade de todos os seres humanos. Levantemos a bandeira da liberdade religiosa, especialmente para falarmos das verdades que cremos.


OREMOS:
1) Para que o Brasil continue um país livre para a pregação do evangelho;
2) Que utilizemos melhor os meios de comunicação para a proclamação da Palavra de Deus;
3) Que Deus abençoe as igrejas que estão usando o rádio e televisão para a evangelização;
4) Que a liberdade que temos seja tão somente usada para a glória de Deus e os fins do
seu reino;
5) Que nossas vidas possam impactar o Brasil na conquista de milhões de almas para Jesus.

Trecho do Livro 100 Dias que Impactarão o Brasil.
SAIBA MAIS SOBRE A CAMPANHA PELO SITE www.sejaluz.com

quarta-feira, 25 de julho de 2012

94º DIA - 100 DIAS QUE IMPACTARÃO O BRASIL



FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS





Por.:  Daisy Santos Correia de Oliveira - Professora, primeira-secretária da CBB, membro da 1ª IB Boa Viagem - Recife (PE)


No Brasil, o funcionário público está presente em todas as esferas do governo, quer municipal, estadual ou federal. Hoje há um número expressivo de profissionais que estão no trabalho público, por concurso ou por contrato. O ingresso é muito grande, especialmente pela estabilidade que é oferecida.
Como cristãos, nossa postura deverá ser a mesma na rede pública ou privada. Precisamos atuar de maneira que Cristo seja visto em nossas ações, atitudes e palavras.
Não devemos permitir que haja descrédito no serviço público, que o funcionário seja visto como um parasita, que não exerce sua função com dignidade e competência.
O que precisamos no Brasil de hoje é de homens e mulheres servidores públicos que tenham uma postura correta diante das leis do país e especialmente diante de Deus, para que nossa nação se torne abençoada e abençoadora.



OREMOS:

1) Pelo Brasil e pelo serviço público, para que a competência norteie as escolhas;
2) Pelos governos municipais, estaduais e federal no comando administrativo e financeiro;
3) Pelos servidores públicos, para que sejam responsáveis no exercício de suas funções;
4) Pela valorização dos funcionários públicos, para que o bem-estar da sociedade seja estabelecido;
5) Pela evangelização de todos os funcionários públicos.






Trecho do Livro 100 Dias que Impactarão o Brasil.
SAIBA MAIS SOBRE A CAMPANHA PELO SITE www.sejaluz.com


terça-feira, 24 de julho de 2012

93º DIA - 100 DIAS QUE IMPACTARÃO O BRASIL

CRIANÇAS QUE VIVEM
NAS RUAS


Por.: Clenir T. Xavier dos Santos - Coordenadora nacional do Projeto Calçada, membro da IB Memorial  da Tijuca- Rio de Janeiro (RJ)


Eram quase seis horas da noite e Rodrigo estava com medo de voltar para casa. Sabia que, como não tinha conseguido naquele dia muito dinheiro vendendo doces e cuidando de carros, seria punido pela sua mãe. Ele não agüenta mais apanhar, não suporta mais trabalhar e ser maltratado. Resolve sair de casa e fugir para a rua. (...)A droga é uma questão de sobrevivência.
Muitas crianças e adolescentes são como o Rodrigo. Perderam a esperança e sofrem profundamente a dor do isolamento. No Brasil, são quase 24 mil crianças e adolescentes em situação de rua. Entre elas existem aquelas que vivem nas ruas em total abandono.
Todas têm algo em comum: perderam sua infância! São responsáveis pela sua própria segurança e, muitas vezes, até de seus pais e irmãos.
Precisamos olhar as crianças com os olhos de Cristo. Precisamos pedir a Deus perdão e misericórdia para que quebremos nossas barreiras para alcançarmos os corações machucados dessas crianças de Jesus.

OREMOS:
1) Pelas crianças que vivem nas ruas;
2) Para que tenhamos compaixão delas e as busquemos;
3) Pelo Projeto 4/14 quando os batistas distribuirão 10 milhões de livretos para a evangelização de crianças;
4) Pelas instituições que têm ministérios junto às crianças carentes e em situação de vulnerabilidade social;
5) Pela evangelização das crianças do Brasil.

Trecho do Livro 100 Dias que Impactarão o Brasil.
SAIBA MAIS SOBRE A CAMPANHA PELO SITE www.sejaluz.com

segunda-feira, 23 de julho de 2012

92º DIA - 100 DIAS QUE IMPACTARÃO O BRASIL

CRIANÇAS E ADOLESCENTES
EXPLORADAS SEXUALMENTE

Por.:  Gislaine Monteiro Freitas - Missionária da JMN, diretora do REAME- São Gonçalo (RJ)

Milhares de crianças ainda sofrem abuso sexual diariamente. Nem sempre o desfecho traz a morte, mas os danos emocionais sofridos "sepultam" sonhos e alegrias, às vezes por uma vida inteira. O Disque 100 já registrou 66.982 denúncias no país.O estado com maior número de denúncias é a Bahia, seguidos por São Paulo e Rio de Janeiro.
Lembro-me em especial de uma adolescente, que vou chamar aqui de "Márcia". Quando ela chegou ao REAME sem registro civil, sem nunca ter ido à escola, mas que desde cedo "trabalhava duro" junto com "sua irmã" em atividades de exploração sexual, estremeci com tamanha dor relatada. Deus fez com que "Márcia" fosse adotada. Durante o processo, impressionou-me sua fala: "eu não posso seguir esta vida feliz sabendo que minha irmã vive
aquela situação". Diz: Gislaine Monteiro Freitas.
A exploração sexual acontece com os "filhos da nossa terra" ... Que Deus nos faça atender o apelo do profeta [eremias: Levanta-te, clama de noite no princípio das vigias; derrama o teu
coração como águas diante da presença do Senhor; levanta a ele as tuas mãos, pela vida de teus filhinhos, que desfalecem de fome à entrada de todas as ruas (Lamentações 2.19).



OREMOS:

1) Que crianças e adolescentes exploradas sejam amparadas, restauradas e tenham uma nova perspectiva de vida;
2) Pela presença das igrejas mudando essa realidade;
3) Pela transformação das famílias pelo evangelho;
4) Pelos Lares Batistas F.F.Soren, David Gomes e o Reame;
5) Pelas bases e equipes da Trans em Pernambuco.
Trecho do Livro 100 Dias que Impactarão o Brasil.
SAIBA MAIS SOBRE A CAMPANHA PELO SITE www.sejaluz.com