terça-feira, 29 de janeiro de 2013

FOCALIZANDO A APARÊNCIA


 
 
 
"O homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração". Deus se importa mais com o espírito, como estamos por dentro, do que com a aparência. A essência de quem e o que somos se processa no coração. O próprio Senhor disse: "O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável". Assusta saber que geralmente nos enganamos sobre nós mesmos. Para nos conhecer melhor, precisamos da opinião de terceiros. Cuidemos, porém, com a fonte dessas opiniões. Se perguntarmos a Deus, ele provavelmente dirá: "Você é um vermezinho muito amado, a quem tomo nos braços com carinho e compreensão. Antes que você nascesse, eu já o amei". Satanás dirá: "Você não tem jeito, é um fraco, covarde, desistente, medroso e pecador". Quer uma opinião sincera sobre alguém? Pergunte aos seus amigos. Eles dirão coisas boas porque amam essa pessoa. Se buscar os inimigos dela, ouvirá as coisas que Satanás diria. Quem deseja acusar, buscará exatamente entre os opositores da vítima o que deseja. Mas, se quiser um currículo sincero, pergunte a Deus e aos amigos do indivíduo. Uma auto-imagem correta, forte e sadia se constrói num ambiente de amor, respeito, carinho mútuo, onde há uma gentil e singela prestação mutua de contas. Quem nos ama de fato não abafa nossos defeitos nem se alegra quando caímos. Ele corrige, admoesta, irrita-se, mas ajuda sempre que precisamos. Deus vê o coração e isso deveria nos trazer descanso. Que bom! Ele nos conhece; sabe exatamente quem somos, mesmo quando nós temos dúvidas a nosso respeito.
Extraído: Meditações Luz & Vida
Por.: Claudio Ernani Ebert

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

DECEPCIONADO, EU?


 
 
A decepção é bastante desagradável. Ela nos deixa subitamente tristes abatidos, e pode levar ao álcool, as drogas, à agressão, e em casos extremos, até ao suicídio. O dicionário define decepção como: Desilusão, desengano, desapontamento, surpresa desagradável. Nos decepcionamos com a sociedade, a política, a religião, o progresso, a prosperidade, a ciência, pessoas e acontecimentos. Somos complicados nesta questão: O homem se decepciona quando não encontra o que busca e quando não se realiza com o que encontra. O pior de tudo é quando se decepciona consigo mesmo. Pense na decepção de Adão e Eva com o fruto proibido. A decepção de Davi quanto ao adultério. A decepção de Pedro ao negar Jesus pela terceira vez. A decepção é uma armadilha perigosa, nos deixa subitamente vazios, e pode nos levar a fazer coisas terríveis conosco e com os outros. Mas há alguém que nunca nos decepciona. Seu nome é JESUS,onde ele está não há decepção. Deus jamais perde o controle. Ele só escreve com linhas retas e sabe o que faz. Algumas questões não tem respostas fáceis e outras nem mesmo possuem respostas. Não se deixe enganar por Satanás dizendo que Deus é injusto e não sabe o que faz. Ele sabe se e quando podemos ou não ganhar certas coisas. O remédio mais seguro contra a decepção é seguir à risca as placas de sinalização que Deus coloca à margem da estrada da vida. Ouça o que o Espírito diz, a Palavra revelada, não deixe faltar sobre a sua cabeça o óleo que afasta os moscões (51.23:5). Vigie ore.e lembre-se: você é filho, Deus é Pai, é fiel e nunca decepciona.
 

Extraído: Meditações Luz e Vida
Por.:  Charles  José Kloc

sábado, 19 de janeiro de 2013

O QUE TE ALIMENTA?



Na Austrália há uma planta chamada Nardu, que produz uma espécie de farinha. Porém não tem o menor valor nutritivo. Quem se alimentar dela irá morrer de desnutrição em pouco tempo, sem sentir fome. Assim também existem várias pessoas que procuram muitas coisas que não são alimento enquanto desprezam a Cristo, o verdadeiro Pão que Deus Ihes oferece. Eles se comprazem com uma religiosidade externa e cerimônias, mas suas almas permanecem insatisfeitas, pois Ihes falta o divino e eterno Pão e não conhecem a salvação através de Jesus Cristo. Não existe, porém, fome que não possa ser silenciada através de uma alimentação apropriada, e nenhuma alma precisa permanecer faminta e sedenta sem que Deus responda a fim de ajudá-Ia. Pois Deus nunca dará uma pedra em lugar de pão e uma cobra no lugar de peixe (Lucas 11.11). Ao contrário: "ele dá água aos que têm sede e coisas boas aos que estão com fome." (Salmo 107.9) O que você procura? Com o que busca satisfazer sua alma? Com as coisas transitórias deste mundo ou com aquelas que têm valor eterno: com o Senhor Jesus Cristo? Somente ele é "verdadeira comida" e "verdadeira bebida" e silencia para sempre a fome e a sede de sua alma. "Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede", assim diz o próprio Senhor Jesus (João 6.35). Não tente mais satisfazer sua alma com o que não satisfaz. Ele lhe diz: "Se ouvirem e fizerem o que eu ordeno, vocês comerão do melhor alimento, terão comidas gostosas." (Isaías S5.2)
 
Extraído: Meditações Luz e Vida
Autor desconhecido

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

VONTADE, PERIGOSA LIBERDADE



"O seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-Io " (Gn 4.7b) Lembro-me como, ainda jovem, ansiava por uma liberdade na qual pudesse satisfazer toda vontade do meu coração. Um dia me conscientizei que isto é ilusão. Ainda bem! Pois como seria o mundo se todas as vontades fossem satisfeitas? Se meu time ganhasse sempre, isto significaria que a vontade de outros torcedores não seria satisfeita. O desejo de nosso coração não pode ser parâmetro isolado para tomada de decisões. Não podemos confiar em nossa vontade. Nosso coração é contaminado com motivações erradas (Jr 17.9) Não temos visão das coisas do ponto de vista de Deus, (Is 56.6-9); isto nos leva a decisões erradas, com resultados desastrosos (Pv 14.12). Por isso o conselho de Deus a Caim é para nós também: que dominemos nossa vontade. Caim, com ciúmes de seu irmão Abel, desejou eliminá-Io. Deus, conhecendo o seu coração, advertiu o, porém não foi ouvido. Como conseqüência, Caim matou seu irmão e atraiu para si e sua descendência grande maldição. Se estabelecermos nossa vida pelos desejos do nosso coração, certamente traremos muitos males sobre nós mesmos. A vontade de Deus, entretanto, é perfeita, boa e agradável (Rm 12.2). Se alinharmos nosso desejo com a vontade dele seremos bem sucedidos em todos os caminhos. Escolha para a sua vida a vontade de Deus, ela é sempre boa, agradável, perfeita e traz paz ao coração. Neste tempo de ofertas insanas e imorais, sábio é aquele que aprende a dizer "não" aos seus impulsos e escolhe para si coisas maiores e melhores.
Extraído: Meditações Luz e Vida
 

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

DEUS GOSTA DE DAR E RECEBER ELOGIOS - Parte 2


Imagine Deus falando o seu nome e lhe dizendo essas palavras; diga o seu nome nas lacunas e leia no feminino ou masculino: _______ você é o meu Filho amado, em quem tenho prazer. Eu estou ao seu redor e cuido de você, como a menina dos meus olhos. Porque para mim você é uma graça e não há na terra ninguém que lhe seja semelhante: íntegro, reto, temente a Mim e que se desvia do mal. Homem bom e justo, cheio do Espírito Santo, cheio de fé! Alegre-se, muito favorecido! Eu, o Senhor, sou com você. Para que todos saibam que você é o meu servo, a quem sustento; o meu escolhido, em quem a minha alma se compraz; pus sobre você o meu Espírito, e você falará do meu amor para os povos. Você, _____ , é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante pessoas simples e reis. Ninguém lhe poderá resistir todos os dias da sua vida; Como fui com Moisés, assim serei contigo; não deixarei, nem desampararei você. Seja forte e corajoso para cumprir com a minha vontade. ________antes de formar você no ventre materno, eu conheci você e o escolhi para ser profeta às nações. Nestes trechos adaptados da Palavra de Deus, vemos como ele diz coisas maravilhosas a nosso respeito. Essas palavras vão além de elogios, elas DETERMINAM quem e de quem somos. Valemos muito para Deus. Não duvide! Deus diz essas palavras também para você. Se acreditar de coração nessas verdades sobre o que Deus pensa a seu respeito, sua vida mudará verdadeiramente da água para o vinho. Creia!
Extraído: Meditações Luz e Vida
Por.: Claudia Cartaxo

sábado, 12 de janeiro de 2013

DEUS GOSTA DE DAR E RECEBER ELOGIOS - Parte 1

Elogios resultam de coisas boas que alguém fez. De um bom cantor, por exemplo, se dirá: "Que voz maravilhosa!"; "Parabéns!" Outra forma de elogiar acontece quando uma mãe ou pai abraça seu filho(a) e diz: "Filho(a)! Eu te amo! Você é lindo(a) e maravilhoso(a)!". A diferença entre as duas é que uma expressa boa educação, a outra, amor. Ambas podem ser verdadeiras, mas a segunda é muito melhor. Elogiar só por ouvirfalar ou por educação é um ato mecânico. Podemos elogiar (louvar) a Deus como se Ele estivesse distante, ou como a alguém bem próximo. Depende de como cremos e nos relacionamos com Ele. Sevocê, ao fim de um show, entra na fila de autógrafos para abraçar o artista e dizer o quanto o admira, tudo acabará numa breve emoção, sorrissos e um autógrafo. Se ele for usado por Deus, deixará algo muito bom para você. Se lhe fez bem, não foi porque Deus o usou? Se foi usado, os elogios não deveriam ser para Deus? Por que, então, aplaudimos o artista? Por que só enlouquecemos em adoração a Deus diante de um bom ministro de louvor? Talvez porque não temos o hábito de elogiar a Deus o tempo todo. Faça um teste rápido: diga dez elogios a Deus do fundo do seu coração. Conseguiu? Para muitos isso é difícil. Agora diga dez elogios que Deus diz sobre você. Complicou? Quem não conhece a sua Palavra, não sabe o que ele diz sobre seus filhos! Quanto menos sabemos o que Deus diz sobre nós, tanto menos temos elogios para oferecer-Lhe. Deixe Deus lhe dizer o quanto o ama! Então será mais fácil dar adoração a ele.

Extraído: Meditações Luz e Vida
Por.:Claudia Cartaxo

sábado, 5 de janeiro de 2013

VIVENDO ACELERADAMENTE


Um policial me parou quando dirigia a 90 km/h numa área onde o limite era de 50 km. Como pude fazer isso? A resposta era simples: estava vivendo  rápido demais! Jesus falou sobre isso na parábola do Bom Samaritano. A ironia dessa parábola é que o desprezado samaritano, rejeitado pela sociedade, demonstrou amor ao próximo, enquanto o sacerdote e o levita, conhecedores dos mandamentos de Deus, não o fizeram. Provavelmente havia diversos fatores envolvidos no olhar superficial que lançaram ao ferido. Como aconteceu comigo, o sacerdote e o levita estavam talvez concentrados em preocupações distantes, ao invés de enxergar as necessidades concretas e prementes do momento. Enredados em outros assuntos, eles passaram sem prestar socorro, alheios à situação angustiante do ferido. Distrações, porém, não justificam o deixar de ajudar. Situações idênticas surgem no ambiente de trabalho, no lar e em nossas comunidades. Um colega pode estar atravessando dificuldades enquanto nós, pressionados por prazos, não lhe oferecemos ao menos um ouvido solidário ou um encorajamento. Nosso cônjuge ou filho pode precisar de atenção, enquanto nós, distraídos, os ignoramos. Deus nos dá oportunidades ao longo da vida. Estamos tão entrincheirados em atividades urgentes, exigindo nossa concentração, que falhamos em reconhecê-Ias? Não perca as riquezas que Deus pode ter para sua vida ao longo desta semana, mesmo as ocorrências que, à primeira vista, pareçam inconvenientes. Na verdade podem ser bênçãos especiais!

 

Extraído: Meditações Luz e Vida
Por.: Bob Snyder – extraído por Samuel Eberle dos Santos e adaptado por Josias Brepohl

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

PERDOAR É LIBERTAR-SE



O perdão não é um sentimento e sim uma decisão de liberar o ofensor, cancelando a sua dívida. Ao fazer isso quem experimenta a liberação é a pessoa que perdoa, pois liberta-se de coisas que aprisionam sua alma. Atualizar constantemente as ofensas pode ser comparado a um carcereiro que se posiciona como guarda da prisão de seu ofensor, garantindo para que não escape, que fique definitivamente preso, sem jamais poder superar o seu erro. E sem se dar conta aprisiona-se também. Pois para isso é preciso também atualizar constantemente suas mágoas, impedindo a superação de sua dor pela ofensa recebida. Dessa forma ficam presos tanto o ofensor como o ofendido. Poderão, nessa dinâmica, permanecer presos por  longos períodos e até mesmo por toda a vida, caso o perdão não ocorra. A vivência será de falta de paz interior, inclusive, é possível morrer espiritualmente e adoecer fisicamente. Perdoar não significa fingir que nada aconteceu e que não está doendo, mas é liberar e dar nova chance ao outro. É abrir a porta do presídio e liberar o ofensor. Com essa atitude acaba também liberando-se da tarefa árdua de carcereiro. Passa então a descansar no Senhor, crendo que trabalha sempre na restauração de vida e o fará tanto na vida de quem feriu como na do ferido. Quem desenvolve a habilidade de perdoar experimenta alívio no coração e na mente. Por isso, quem perdoa acaba não apenas libertando o ofensor, mas se liberta de uma carga de sentimentos negativos, associados à ofensa vivida, que já não mais precisa carregar.

 

Extraido: Meditações Luz e Vida
Por.: Clarice Ebert



 

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

JOGUE FORA AS COISAS VELHAS



Em 1983 uma enchente atingiu a região central de Santa Catarina. Cidades ficaram ilhadas e muitas casas ficaram sob a água. Quando tudo se normalizou, ouvimos historias aparentemente sem importância, não fosse o final trágico. Alguns moradores guardavam em casa verdadeiros museus de objetos sem uso. Criam que ainda poderiam usá-Ios, mas depois 30 ou 40 anos, já nem lembravam deles. Ao se desfazerem dos objetos destruídos, diziam: "É como se tirassem parte de mim". De fato, vários deles morreram de tristeza. Ter objetos que contem história, colecioná-l os pelo valor sentimental, não é errado. Mas não podemos viver em função do passado. Dizia o apóstolo Paulo: "esqueço aquilo que fica para trás e avanço para (...) a nova vida para a qual Deus me chamou ..." Devemos substituir as coisas antigas, inadequadas, imprestáveis e perniciosas por outras que favoreçam a proximidade com Deus. Sejam objetos ou ações, abandonemos tudo que nos afasta do Criador, assim que o percebermos. "Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas". É possível viver em novidade e plenitude todos os dias. Quantos, porém, vivem presos a coisas antigas das quais não querem ou não conseguem se livrar? "Portanto, (...) desembaraçando-nos de todo peso e do pecado (...) corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta". Dê um basta à vida antiga, dominada pelo egoísmo e pelo maligno. Diga sim à graça redentora de Jesus e ao seu maravilhoso amor! Abandone as coisas antigas e renove, não o museu, mas a sua vida!
 
Extraído.: Meditações Luz e Vida
Por.: Udo Schäfer