sábado, 5 de fevereiro de 2011

O QUE SE APRENDE EM 32 ANOS DE VIDA?


Espera-se que algo de bom já se tenha acumulado e se possa ensinar em mais de três décadas de aprendizado e observação do mundo. E a questão é justamente esta: SE nos dispusermos a observar as pessoas e acontecimentos à nossa volta e SE não estivermos absortos pela rotina e pelo comodismo, podemos sim, aprender um bom-bocado e até, quem sabe, começar a transmitir um pouco deste aprendizado, enquanto seguimos apreendendo e aprendendo.

Posso dizer que, aos 32 anos confirmei algo que já aprendi há algum tempo: um dos maiores bens que podemos ter sem dúvida nenhuma são os amigos e a família.
Os amigos e a família, ah, estes também são umas relíquias. Nos fazem sentir bem só por saber que existem. Se a família é a chama que ilumina nosso caminho por onde quer que sigamos, os amigos são o calor que precisamos nas noites frias. São eles que nos aquecem e confortam em momentos de temor e desesperança.
O que se aprende em 32 anos de vida? Ah, se aprende também a valorizar, cada vez mais, a pessoa que escolhemos para dormir e acordar conosco todos os dias. Aquela que realizará nosso sonho de imortalidade, nos ajudando a permanecer vivos na figura dos nossos filhos.
É bom saber e sentir que encontrei esta pessoa e que, quem sabe daqui a alguns anos, possa se traduzir nos frutos deste amor.
Mas há também coisas que, por mais que já tenhamos aprendido, não conseguimos pôr em prática: uma delas é a promessa de reduzir o ritmo, para respeitar nosso organismo. Comer melhor, praticar mais atividades físicas, meditar, tocar, fotografar, ler e encontrar amigos para filosofar e ficar de papo para o ar, planejar formas de proteger a Natureza da exploração indiscriminada e, porque não, imaginar formas de tornar o mundo um lugar melhor para se viver.
Os 32 anos serão plenos de trabalho. Muitas conquistas, como sempre, sobrevirão. A certeza de que uma casa e uma vida um tantinho mais organizadas virá junto, eu tenho. Esta resolução já está no meu “caderno de apontamentos” para o novo ano que, para mim, começa hoje.
Isso aprendi com 32 anos e, nos próximos 32 vezes 32 quero apreender muito mais.





Por  Rafael Reinehr ..........mas tem tudo a ver comigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário