segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Provações Necessárias

Ler.: 1 Pedro  1.6

Todas as coisas precisam ser provadas, experimentadas, exercitadas na sua força, no seu poder, no seu valor e na sua eficiência. E assim é com o crente. Não somente pelo beneficio pessoal que lhe advirá disso, como também pelo testemunho que oferecerá nas suas vitórias perante o mundo.

Pedro agora percebia que as experiências se desagradáveis de fracassos e provações, pelas quais passou no discipulado, foram de extremo valor para ele. 

Foi assim que aprendeu a ser vigilante, a ser paciente, a ser moderado e humilde, a depender menos de si mesmo e a confira –se mais á direção do Senhor.

Mas os crentes não são expostos á provação por acaso ou fatalidade.  Os problemas que enfrentam têm relação com a vontade de Deus para eles. Observe o que Pedro diz: “se necessário, sejais..” (v.6 versão ARA). A necessidade decorre da própria natureza do plano divino para nós. Nesta carta, falando aos mesmos leitores, o apostolo afirma: “Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de nós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo” (I Pedro 4.12). Quando Jesus disse aos discípulos que era necessário que o Filho do Homem fosse a Jerusalém e padecesse muito, eles não compreenderam o valor da expressão “era necessário” , e começaram, com Pedro à frente mais do que os outros, a repreender a Jesus (Mt  16.21-22). Agora é o mesmo Pedro que, aprendida a lição, ensina aos crentes a necessidade e a importância das provações. 

Trecho: Lição "A dura experiência das provações"
(Revista: Cartas de Pedro e Judas – Editora Cristã Evangélica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário