sábado, 2 de outubro de 2021

Contentamento



Disse Filipe [a Jesus]: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta (João 14.8).


As pessoas estão cada vez menos contentes e satisfeitas com o que possuem: sempre querem mais, desejam a vida do “vizinho” e não percebem como deixam de viver e aproveitar o presente, a família e as conquistas. Ter mais não é sinônimo de sucesso ou alegria. O verdadeiro contentamento é intrínseco ao ser, e não ao ter. Conheço pessoas que compraram tudo o que desejaram e não são felizes e satisfeitas. Da mesma forma, conheço famílias simples plenamente realizadas com o pouco que possuem e por desfrutar disto em união.


É preciso lembrar que um veículo antigo nos leva ao mesmo lugar que o carro do ano; um cachorro-quente alimenta assim como o caviar; a água de qualquer praia é salgada como a de Fernando de Noronha. Muitos só não aproveitam a sua vida porque querem viver a dos outros. Nunca estão contentes com o que têm, e por isso esquecem que as oportunidades vão embora e só lhes restará o que tiverem. Felicidade é um estado, e não um bem material.


No texto de hoje, sem entrar no mérito da discussão de Eliú com Jó, um dos conselhos dados foi que o contentamento verdadeiro está em obedecer e servir a Deus (v.11). Isso nos lembra o livro de Eclesiastes: seu escritor, após conquistar tudo o que um homem deseja, concluiu que temer a Deus e obedecer aos seus mandamentos é “o essencial para o homem” (Ec 12.13, NVI). Para esta alegria ser completa e eterna, é preciso desejar o mesmo que Filipe: conhecer a Deus (veja o versículo em destaque).


Só no Senhor podemos encontrar a real satisfação, pois ele é o Deus da vida, que nos dá o que necessitamos e nos ensina por meio da Bíblia a sermos gratos por tudo. Essa gratidão em Deus é o que nos leva ao contentamento. O texto de Filipenses 4.12-13 (ver abaixo) mostra como Paulo desenvolveu esta característica, e como nós também podemos aprender a ser contentes em qualquer situação.

Conclusão:

Contenta-se aquele que serve a Deus e é grato por isso.


Por: Gabriel de Araújo Almeida, Ouro Branco/MG

Fonte: Presente Diário - 2021/ produção da Rádio Trans Mundial.



*Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.

Tudo posso naquele que me fortalece.

Filipenses 4:12,13

Nenhum comentário:

Postar um comentário