terça-feira, 11 de abril de 2017

A Cruz e o Discípulo

~Semana da Páscoa~


“Voltar as costas a ti significa cair. Voltar o rosto a ti significa ressurgir. Viver em ti dá refúgio eterno. Em todas as nossas tarefas queiras dar-nos o teu apoio, em toda a nossa insegurança queiras guiar-nos, em todo o sofrimento dar-nos a tua paz.”                (Aurelius Augustinus) 
______________________________

“E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não  pode ser meu discípulo” (Lc. 14:27).

Há uma cruz que nos pertence, que nos identifica como discípulos de Cristo e sem a qual não podemos seguir no caminho da fé. Temos que aceitá-la e tomá-la. Não há nenhuma possibilidade de compreender e viver a vida da fé sem colocar no centro dela a cruz. Muitos pensam que a “sua cruz” é algum tipo de sofrimento, doença ou privação que devem ser suportados.
No entanto, a nossa cruz deve ser como a do nosso Senhor, uma escolha livre e consciente, um caminho de renúncia, uma opção pelo amor. A nossa cruz envolve a negação e a afirmação. Nela negamos tudo aquilo que representa a morte, o pecado, a mentira, os poderes e as ilusões; negamos aquilo que desumaniza e nos afasta do Criador. Nela, por outro lado, afirmamos a vida, o perdão, a graça, o amor; optamos por Deus, pelo seu reino de justiça e paz. Tomar a nossa cruz é escolher viver e morrer em obediência a Cristo, na comunhão do seu corpo e na esperança do reino.
A sua vida de fé inclui uma cruz? O caminho do discipulado com Cristo envolve negação e afirmação?

Intercessão
Interceda para que haja em nós disposição e coragem para seguir no caminho do discipulado com Cristo. Que os obstáculos e dificuldades sejam superados e vencidos pela fé, coragem e compromisso com o Senhor.

Oração
Senhor, nossa compreensão da cruz é ainda muito limitada. Abraçamos teu convite ao discipulado sem saber o que nos espera pela frente. São muitos os pregadores que prometem uma vida próspera, saudável e sem dificuldades. Mas o Senhor nos aponta outro caminho. Muitos desistiram, voltaram para casa. Ajuda-nos, fortalece-nos. Não queremos voltar, muito menos queremos uma vida medíocre. Dá-nos disposição para viver e morrer por ti. Amém.

Extraído:   Publicação Editora Ultimato "Para Celebrar a Páscoa "  Pr. Ricardo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário