quarta-feira, 14 de junho de 2017

Valores Desvalorizados


Segundo o dicionário Aurélio, valores são normas, princípios ou padrões sociais aceitos ou mantidos por indivíduos, classes ou sociedades. A humanidade necessita de valores que norteiem a sua vivência em comunidade. Muito se fala em valores que eram observados, mas hoje nem são lembrados graças à decadência moral da família. A ausência de valores provoca rupturas na família que dificilmente serão consertadas, pois aqueles que a compõem, pai, mãe e filhos, vêm adquirindo novos procedimentos que a tem distanciado dos padrões de Deus. 

A ética é definida por Motta (1984) como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vivem, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social. E como podemos definir a ética cristã? Podemos defini-la como um conjunto de valores extraídos da Palavra de Deus que deve determinar o comportamento do crente, garantindo o bom testemunho do filho de Deus. Há aqueles que definem a ética como teórica e a moral como prática. Então, a nossa ética cristã é mostrada através do nosso comportamento, visto na prática.

O nosso código de ética é a Palavra de Deus. Ela é um código completo, que determina como nossas famílias devem viver e, principalmente, como os pais devem desenvolver o caráter cristão dos filhos. Na Bíblia encontramos valores eternos e divinamente inspirados para fazer da nossa família um lar que espelhe o caráter de Cristo. A ausência desses valores levará o lar ao caos. “Para que temas ao SENHOR, teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos (valores) que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida; e que teus dias sejam prolongados” (Dt 6.2). 
Os valores eternos constituem bens que devem ser guardados como tesouros que enriquecem nosso lar.

Você ama os valores da Palavra de Deus, como o salmista? “Amo os teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro refinado.” (Sl 119.127)

Oremos: 
1) Pelas famílias cristãs, para que preservem os valores da Palavra de Deus em meio a uma sociedade decadente. 
2) Pelas famílias em geral, para que não sejam destruídas pelos novos procedimentos divorciados dos padrões de Deus. 
3) Para que o comportamento dos crentes reflita os valores do código de ética de Deus. 
4) Para que nossos lares espelhem o caráter de Cristo. 
5) Para que a sociedade como um todo perceba o caos iminente e se volte aos valores da Palavra de Deus. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário