terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Meus trechos de "DE VOLTA AO MOSTEIRO"





·   Os conceitos que discutimos em nosso retiro anterior são muito poderosos, mas uma coisa é conversar sobre eles, outra é colocá-los em prática.

·        Liderança = Habilidade de influenciar pessoas para que trabalhem com entusiasmo por objetivos identificados como voltados para o bem comum.

·        Nossa liderança é a marca que deixamos nas organizações e nas outras pessoas. Todos deixamos marcas, sejam elas boas ou más. Por isso, a pergunta não é se o sujeito é um líder. A pergunta certa é: “Você é eficaz? As pessoas ficarão felizes por terem convivido com você?”

·        Quem não sabe lidar com relacionamentos não é capaz de exercer a liderança. Porque liderança tem tudo a ver com gente e relacionamentos.


·        A liderança é um conjunto de habilidades completamente diferente. 
    O fato de você saber executar tarefas não significa que saiba inspirar e influenciar outras pessoas na conquista da excelência.

·        A verdade é que se pode saber tudo sobre a liderança sem nunca saber liderar.

·        O conhecimento tem que passar da cabeça para o coração, e do coração para a vida cotidiana.

·        Estou convencido de que, se não compreendermos plenamente a distinção entre ter poder sobre as pessoas e ter autoridade junto às pessoas, nunca compreenderemos plenamente o que Jesus quis dizer ao afirmar que líder é aquele que serve – respondeu Simeão.

·        Liderar é servir. Parece uma contradição, mas é uma das verdades mais importantes da vida.

·        Quando Jesus fala de amor, ele usa a palavra agápe, um amor que se expressa pelo comportamento e pela escolha, não o sentimento do amor.

·        As pessoas têm profunda necessidade de serem ouvidas. Ter empatia não significa simpatizar com as pessoas, concordar com elas, nem consertar as coisas para elas. Mas escutar procurando compreender é uma imensa ajuda para o relacionamento.

·        É preciso escolher, porque nenhum ser vivo permanece o mesmo. Ainda que você pense que é igual ao que era há um ano, a vida passa numa velocidade tão grande que, se não crescermos, andamos para trás.

·        A maioria das pessoas cresce ou se acomoda conforme as expectativas do líder. Quando as expectativas são baixas, as pessoas reagem de acordo com isso. Quando a maré sobe no porto, os barcos sobem com ela.

·        Caráter é o que você é no escuro, quando não há ninguém olhando.  (DWIGHT MOODY)

·        Falhar não é fatal, mas falhar e não mudar pode ser. (JOHN WOODEN)

·        Como criaturas que criam hábitos, podemos ser facilmente apanhados na dinâmica do meio em que vivemos, e por isso temos de escolher com cuidado onde passamos o tempo.

·        Se cada um varrer a calçada de casa, logo teremos uma rua limpa. (PROVÉRBIO JUDAICO)

·        Quando alguém fala, os demais param para refletir de verdade sobre o que foi dito e trabalham para construir algo a partir daí.

·        Nunca se esqueçam disso, a vida é feita essencialmente de relações, e a confiança é a cola que as une.

·        Não se desenvolve a humildade nem qualquer outra habilidade de liderança apenas lendo livros ou vendo slides do PowerPoint. As habilidades da liderança se desenvolvem, de fato, na prática.
         Não existem atalhos.
          Não existe mágica.

·        Talvez algum de vocês se pergunte como tenho estado, ultimamente.
         Em síntese, ainda não estou onde precisaria estar.
         Mas estou melhor do que antes.
         Muito melhor.
         Ainda verde, mas amadurecendo.
        E mais feliz e em paz.
        E você?


Nenhum comentário:

Postar um comentário