quarta-feira, 22 de maio de 2019

Meus trechos de ‘A Coragem de ser Imperfeito’ – Brené Brown



- Vulnerabilidade não é franqueza; e a incerteza, os riscos e a exposição emocional que enfrentamos todos os dias não são opcionais.

- Estamos aqui para criar vínculos com as pessoas.

- Parece que nós, seres humanos, temos uma tendência para definir as coisas pelo que elas não são, sobretudo quando se trata de experiências emocionais.

- Viver plenamente, quer dizer abraçar a vida a partir de um sentimento de amor-próprio.

- Não precisamos ser perfeitos, mas temos que estar atentos e comprometidos para alinhar nossos valores com nossas atitudes.

- Somos convocados a viver com ousadia cada vez que fazemos  escolhas que desafiam o ambiente social de escassez.

- Longe de ser um escudo eficaz, a ilusão de invulnerabilidade desencoraja a reação de quem teria fornecido uma proteção genuína.

- 3 lições sobre a alegria e luz: 1) A alegria nos visita em momentos comuns; 2) Seja grato pelo que tem; 3) Não desperdice a alegria.

- Quando estamos desmotivados, nós não nos mostramos, não contribuímos e deixamos de nos importar.

- Quando uma instituição deixa transparecer que é mais importante proteger a reputação de um sistema e dos que detêm o poder do que proteger a dignidade humana de indivíduos ou comunidades, temos certeza de que a vergonha neste lugar é sistêmica, que o dinheiro governa a ética e que ninguém assume responsabilidades.

- É tão errado negar o que é possível quanto negar o problema.

- Assuntos não podem ser encerrados com rapidez, sem feedback, sem crescimento, sem aprendizado e obviamente sem mudança alguma.

- Quando se esta sob pressão, pode ser muito difícil manter a mente equilibrada para oferecer um retorno de qualidade.  

- Ninguém é capaz de receber feedback ou assumir responsabilidade por alguma coisa quando está sendo duramente criticado.

- Ser honesto e transparente é a chave do sucesso em todas as áreas da vida.

-  Você é o adulto que deseja que seus filhos se tornem um dia?

-  A incerteza sobre como criar filhos pode despertar em nós sentimentos que vão da frustração ao terror.

- Não há dúvidas de que nosso comportamento, nossos pensamentos e nossos sentimentos estão tanto dentro de nós quanto  são influenciados pelo ambiente.

-  O que somos ensina mais a criança do que o que dizemos, portanto precisamos ser o que queremos que nossos filhos se tornem (Joseph Chilton)

-  A vergonha corrói a parte de nós que acredita que podemos fazer melhor e nos tornar pessoas melhores.

- As experiências de vergonha na infância afetam nossa auto estima e mudam quem somos e a maneira como nos enxergamos.

- Viver com ousadia significa encontrar nosso próprio caminho e respeitar o que essa busca representa para outras pessoas.

- Encaixar-se tem a ver com avaliar uma situação e tornar-se quem você precisa ser para ser aceito. A aceitação, ao contrário, não exige que você mude, ela exige que você seja quem realmente é.

- A compaixão se torna real quando reconhecemos a humanidade que compartilhamos.

- As vezes a coisa mais importante e mais corajosa a se fazer é simplesmente comparecer.

- Viver com ousadia não tem nada a ver com ganhar ou perder. Tem a ver com coragem. Em um mundo onde a escassez e a vergonha dominam e sentir medo tornou-se um hábito, a vulnerabilidade é subversiva.





Nenhum comentário:

Postar um comentário