segunda-feira, 10 de junho de 2019

Aprendendo a conviver com os erros


Não há nada mais tóxico em nossas vidas do que a culpa. Quando não nos perdoamos e não aprendemos a conviver com os nossos erros, tão humanos, corremos o risco de perder o melhor da vida, absorvidos por uma atitude de autoflagelo. Fuja desse comportamento!
Pode parecer mentira, mas muitos de nós se impõem sofrimentos, ou evitam tratar dores e doenças acreditando que elas são resultado de seus erros e, portanto, são merecidos. Essa atitude de autoflagelo, mesmo que inconsciente, pode ser o estopim de uma vida sem alegria, sem objetivos e com muito sofrimento autoimposto. Nossa dica é: trate seus medos, trabalhe suas culpas, aprenda a conviver com seus erros. Somos todos humanos e errar é uma premissa. Inclusive e até mesmo pela ciência, errar é considerada a melhor forma de aprender.
Todo eureca surgiu de uma série de erros. Na ciência, um acerto teve, antes, múltiplas tentativas, e essa tipo de ação é totalmente compatível com as maiores descobertas. Muitas delas, inclusive, surgiram de um erro. Um cálculo que não tinha sido pensado, uma combinação de fatores que foi feita por acaso. Algo que poderia ter sido um erro e foi, no final das contas, uma grande descoberta.
Sem o erro, seguiríamos estáticos, sem ir em frente, esperando apenas pelos momentos seguros para agir. E eles são poucos, a maior parte dos movimentos que fazemos são apostas nas nossas ideias, nos nossos instintos, no que chamamos de feeling e que nada mais é do que estarmos sintonizados com o que fala diretamente aos nossos corações. E, mesmo assim, vamos errar. Ainda bem, porque saber o que não dá certo é o primeiro passo para começar a acertar!
Aprender a conviver com os erros nos traz liberdade
Quem quer acertar o tempo todo vive sob o guarda chuva do estresse e do medo. Estresse porque se impõe a necessidade real de não errar jamais. No íntimo, sabendo ser impossível, vive diante da possibilidade do erro, o que provoca medo. O estresse e o medo são dois inimigos cruéis da estabilidade e do crescimento. Só temos o terreno fértil para plantar coisas boas na vida se nos sentimos relaxados e livres.
Evitar o erro é estagnar. Por isso mesmo se diz que coragem não é a ausência do medo, mas é agir mesmo com medo. É ir lá e fazer, sabendo que há 50% de chances, sempre, de acertar. Se permitir é proporcionar uma vida mais tranquila e sem sobressaltos. E aprender a conviver com os erros é lidar da melhor forma com seus fracassos. Não deu certo? Tente novamente.
Quem deseja ter mais coragem mais vive preso na energia de culpa por erros cometidos pode precisar de ajuda. E não hesite em procurar! Se quiser, estamos aqui, prontos para usar diversa ferramentas para descobrir de onde vêm os seus medos, quais crenças limitantes impedem você de agir e onde estão guardados seus maiores potenciais. Nós podemos ajudar você a conviver com seus erros, para fazer deles o caminho dos seus maiores acertos.
Fonte: Blog Biointegral Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário