domingo, 19 de abril de 2020

O que podemos aprender com o filme “Um Senhor Estagiário”



Quem gosta de filmes sabe que um bom filme além de entreter e emocionar, são capazes de ensinar.  É o caso de “Um Senhor Estagiário”,  (assisti na Netflix), estrelado por Anne Hathaway e Robert De Niro.
Anne é Jules, uma jovem empreendedora e De Niro, é Ben, que entra na empresa como estagiário aos 70 anos. Com roteiro e direção de Nancy Meyers, a comédia com toques de drama é inspiradora . 
Você vai rir um pouco e também encontrar algumas dicas, lições valiosíssimas: 

1. Dê o exemplo. Seus liderados estão observando você. Jules vai no depósito da fábrica ensinar como deve ser uma embalagem; Ben chega cedo para limpar uma área bagunçada. Liderança pelo exemplo.

2. Inspire. Jules não deixa o cargo ser o mais importante e mantém uma postura de liderança que inspira. Respeita, elogia, chama atenção quando necessário e pede desculpas sem medo.

3. Seja acessível. Jules não tem sala; senta numa mesa comunitária e compartilhada. Mesmo ocupada, ela está sempre visível.

4. Não abra mão dos seus princípios. Ben chega na empresa e se depara com um ambiente diferente ao que estava acostumado. É um antiquado, mas permaneceu firme, e sua autenticidade também não era motivo para desrespeitar os colegas.

5. Cuidado com as armadilhas do poder. A personagem de Anne anda de bicicleta pelo escritório, vive uma vida agitada, mas simples, sem luxo.

6. Não subestime as pessoas. Todo mundo tem algo a oferecer.

7. Mantenha a boca fechada e ouça. Ben é um ouvinte, se concentra no que as pessoas estão dizendo e no que elas pretendem dizer.

8. Fique firme. Jules é pressionada pelos investidores a tomar uma decisão. Ela reluta, e é incentivada por Ben a ficar com suas convicções e seguir seu instinto.

9. Seja responsável, humilde e mantenha sua integridade. Jules conduz os negócios com integridade. Ben também é responsável e humilde, mesmo sendo um executivo experiente e obviamente qualificado demais para ser estagiário. 

10. Ande no lugar do outro com frequência. Jules se coloca no lugar do cliente, interage, chega a atender uma reclamação e a receber uma encomenda em casa para experimentar o que o cliente experimenta.

Tratar todos com respeito, não hesitar em ajudar, valorizar muito mais sua família... tem muitas outras dicas além do mundo corporativo, o filme é um tesouro de lições e de tretas. Vamos lá, assista, ria, chore e compartilhe outras lições que achar. Afinal nunca é tarde para apreender.


Por: Adaptado de Jeremias Nunes www.facebook.com/jeremias.nunes.3 


Nenhum comentário:

Postar um comentário