Tomás a Kempis, 1380-1471
MEDITAÇÃO
Ora, tudo isso aconteceu, para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco” (Mateus 1:22 e 23). Emanuel, Deus conosco, presença constante em nós e entre nós. Esta é a promessa do natal, Deus encarnado em Cristo Jesus, vivendo a vida que nós vivemos, sofrendo as dores dos mortais, provando as limitações e angústias humanas, experimentando o abandono, a traição, a injustiça, a negação, a rejeição. Emanuel é Deus em Cristo nos mostrando o caminho para vencer o mundo, a verdade para resistir a mentira e a falsidade, e a vida para provarmos a abundância da verdadeira humanidade.
A vinda e a ascenção de Cristo acontecem com a mesma promessa: “Deus conosco” e “Eis que estou convosco até a consumação dos séculos”. Deus em Cristo não é mais apenas uma memória do passado, uma idéia teológica ou uma esperança futura; é Deus presente todos os dias, é Deus conosco, que nos convida para comunhão e transformação em Cristo. Como a promessa da presença de Deus em Cristo pode ser experimentada por nós todos os dias?
Oração
É bom saber que estás sempre conosco, que nunca nos abandonas, mesmo quando a fé nos falta. Escolheste nosso coração para tua habitação de forma que não há lugar onde não estejas conosco. Às vezes procuramos esconder-te dos nossos olhos, mas os teus olhos estão sempre atentos a nós. Leva-nos a olhar para ti e perceber como olhas para nós, e nosso coração e alma estarão sempre abertos ao louvor e adoração. Amém.
Fonte:
PARA CELEBRAR O NATAL – MEDITAÇÃO E LITURGIA (Ricardo Barbosa de Sousa)

Nenhum comentário:
Postar um comentário