sábado, 26 de março de 2016

DA PÁSCOA À CEIA

                                                                                                Semana da Páscoa
“Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram-se à mesa. E disse-lhes: Desejei ansiosamente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer.” (Lucas 22.14-15)
Quando chegou a hora… todos temos experiências com essa expressão. A hora da viagem planejada chega, a hora do parto chega, a hora do exame escolar chega, a hora de voltar para casa chega, a hora de enfrentar o problema chega, a hora está chegando sempre porque somos seres do tempo. Jesus se fez um de nós e também para ele chegou a hora. Ele havia dito, feito e ensinado muitas coisas e comer a Páscoa com seus discípulos era algo que ele desejou ansiosamente fazer, antes de sofrer. Antes de chegar a hora que tanto tem a ver conosco, mas era dele.
Como Jesus poderia preparar os discípulos para a hora que havia chegado? Sua maneira de faze-lo envolveu a Páscoa – celebração judaica que lembrava a libertação da escravidão no Egito. Jesus, de maneira singela, numa pequena sala com doze homens que não entenderiam muito de que iria dizer (quem de nós entenderia?) deu novo significado aos elementos. A Páscoa era celebrada basicamente com pães sem fermento comido com ervas amargas, carne de cordeiro e vinho. Jesus pegou o pão e disse que ele era agora um símbolo do seu corpo que entregaria para perdão de pecados. E do vinho disse que era o símbolo do seu sangue derramado como um novo pacto em benefício dos pecadores.
As ervas amargas eram a recordação da dor da escravidão. Jesus não as inclui na celebração, pois a dor ficaria com Ele apenas. A carne do cordeiro também não foi incluída, pois Ele mesmo era o cordeiro – “o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29). A hora havia chegado e os apóstolos receberam os últimos ensinamentos. Como eu me sairia naquela mesa, ouvindo Jesus? A Páscoa é dos judeus, a Ceia, de toda humanidade. A Páscoa aponta para o passado, a Ceia, para todos os tempos. A mesa da Ceia está posta na história e Jesus continuamente nos convida a ela. É a mesa do perdão e da comunhão.
Fonte.: www.ibpc.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário