quarta-feira, 29 de março de 2017

Valores

Paulo respondeu: “Em pouco ou em muito tempo, peço a Deus que não apenas tu, mas todos os que hoje me ouvem se tornem como eu, porém sem estas algemas” (At 26.29).

Conta-se uma fábula de um príncipe que se orgulhava de sua coleção de 12 pratos de porcelana rara. Certo dia, o seu zelador, em um momento infeliz, sem querer quebrou uma das peças. Tomando conhecimento do desastre e possuído pela fúria, o príncipe condenou-o à morte. Às vésperas da execução, um sábio apresentou-se ao príncipe e pediu para ver os pratos. Ele aproximou-se da mesa e, num gesto inesperado, puxou a toalha com as porcelanas preciosas, atirando-as bruscamente sobre o piso de mármore, arrebentando-as todas. Então disse: – Pronto, meu senhor, assim fica resolvido o problema da sua preciosa coleção. Agora podeis mandar matar-me. Sacrifico-me em benefício dos que iriam morrer no futuro, quando cada uma dessas peças fosse quebrada separadamente.

Podemos achar um absurdo alguém valorizar mais um prato do que uma vida, mas vivemos em um mundo de valores invertidos, de atitudes semelhantes à desta fábula. Hoje muitos valorizam mais os bens do que a vida humana. É mais comum ver pessoas impacientes do que tolerantes. Gente com muitas posses, mas cada vez mais insatisfeita. Pessoas cultas, mas mesmo assim nada sábias. Um mundo de muitas extravagâncias e exageros, mas pouca fé e piedade.

Ver o mundo assim causa tristeza. Ficamos decepcionados com a atitude de muita gente. Mas, em vez de ficar desanimados com o gênero humano, devemos lembrar que Cristo se entregou por nós a fim de nos libertar desta maldade. Em um mundo que perdeu seus valores, devemos renunciar ao egoísmo e viver de maneira sensata e piedosa, falando do amor de Deus a quem estiver distante dele e dedicando-nos à prática das boas obras. Se for necessário, que quebremos alguns pratos e soframos as consequências em benefício de outros. – HSG

Valorize o que tem valor para Deus.


Extraído: Devocional Presente Diário 2017 - RTM

Nenhum comentário:

Postar um comentário