sábado, 21 de julho de 2012

91º DIA - 100 DIAS QUE IMPACTARÃO O BRASIL

INFANTICÍDIO ENTRE OS POVOS INDÍGENAS



Por.: EIi Leão Catachunga ou
(EIi Ticuna) - Membro da etnia Ticuna é diretor adjunto da ONC ATINI, voz pela vida, vice-presidente do CONPLEI e missionário indígena pela JMN .


A cada ano, centenas de crianças indígenas são enterradas vivas, sufocadas com folhas, envenenadas ou abandonadas para morrer na floresta. Mães dedicadas são muitas vezes forçadas pela tradição cultural a desistir de suas crianças. Algumas preferem o suicídio a isso.
Muitas são as razões que levam essas crianças à morte. Crianças com deficiência física ou mental são mortas, bem como gêmeos, crianças nascidas de relações extra-conjugais, ou consideradas de má-sorte para a comunidade.
Em algumas comunidades, a mãe pode matar um recém-nascido, caso ainda esteja amamentando outro, ou se o sexo do bebê não for o esperado. Para os mehinacos (do Xingu) o nascimento de gêmeos ou crianças anômalas indica promiscuidade da mulher durante a gestação. Ela é punida e os filhos, enterrados vivos.
É importante ressaltar que não são apenas recém-nascidos as vítimas de infanticídio. Há registros de crianças de 3, 4, 11 e até 15 anos mortas pelas mais diversas causas.
Nossa missão é reduzir a mortalidade infantil nas comunidades indígenas, promovendo a conscientização em direitos humanos, fomentando o diálogo intercultural e a educação e providenciando apoio assistencial às crianças em situação de risco.


OREMOS:

1) Que o evangelho seja pregado e ensinado nestas culturas indígenas;
2) Que haja uma campanha de valorização da vida nestas comunidades;
3) Que os órgãos governamentais que atuam entre essas culturas orientem sobre isso;
4) Que Deus levante mais missionários para os índios;
5) Que haja formação de obreiros nativos convertidos para que assumam a liderança das igrejas nessas comunidades.



Trecho do Livro 100 Dias que Impactarão o Brasil.
SAIBA MAIS SOBRE A CAMPANHA PELO SITE www.sejaluz.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário