Por.: Dra. Zaira Maria Dhein -
Médica, 1ª vice-presidente da CBPS, membro da IB Boas Novas - Carazinho (RS)
Na vida só há um bem maior que a saúde: a salvação da alma. Uma pessoa pode ter tudo o que desejar; não tendo saúde, sofrerá, não terá qualidade de vida, não será feliz. O Sistema de Saúde Brasileiro é composto pelo SUS (um plano público, gratuito), pelos planos de saúde (o usuário contrata o plano e paga por ele) e atendimento particular (pago pelo usuário). A Constituição Brasileira (1988) afirma ser a saúde um direito de todos e dever do Estado promover a atenção à saúde. O SUS é financiado pelos governos federal, estadual e municipal. O setor privado participa do SUS por meio de contratos e convênios de prestação de serviços. Novos programas e ações foram criados aprimorando a capacidade do SUS de prestar serviços, como, por exemplo: medicamentos gratuitos para hipertensão e diabete, Farmácia Popular, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer do colo do útero e mama, Rede Cegonha (assistência à mãe e ao bebê) e vacinação.
Que nossos governantes tenham a
visão da necessidade de mudanças no atendimento à saúde.
OREMOS:
1) Pelo Ministério da saúde e
todos os órgãos existentes nos estados e municípios que cuidam da saúde;
2) Por ações governamentais mais
decisivas para a boa saúde do povo brasileiro; 3) Pela ação das igrejas por meio de ministérios comunitários que incluam a saúde;
4) Participação das igrejas nas campanhas comunitárias de vacinação, saúde bucal, etc;
5) Por Missões Nacionais, que planeja estruturar e apoiar o surgimento de centenas de capelanias hospitalares por todo o Brasil para apoiar e evangelizar.
Trecho do
Livro 100 Dias que Impactarão o Brasil.
SAIBA MAIS SOBRE A
CAMPANHA PELO SITE www.sejaluz.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário