quinta-feira, 4 de maio de 2017

Cuidado Espiritual da Família

“Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus fi lhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.” (Dt 6.4-9)

As orientações de Deuteronômio 6.4 a 9 são importantíssimas para que a espiritualidade da família seja mantida e cultivada. O povo de Deus se preparava para tomar posse definitiva da terra prometida. Moisés repassava ao povo os mandamentos e o orientava a ser obediente e fiel à vontade divina a fim de que prosperasse na nova terra. Entre aquilo que era requerido estava o ensinamento da Palavra de Deus aos filhos. De fato, o lar deve ser o ambiente natural para que a Palavra de Deus seja ensinada e aprendida.

O cuidado espiritual da família depende, obviamente, do posicionamento dos pais em termos de iniciativa e motivação. Os ensinos do Evangelho só serão apreendidos pelos filhos se forem expostos contínua e sistematicamente. Não há como negligenciar essa grande responsabilidade. Os pais não podem se omitir. É no lar, no contexto da família, que a Palavra de Deus adquire feições concretas para ser aplicada à experiência pessoal.

Interessante notar, tanto nos livros de Reis quanto no de Crônicas – onde são narrados os feitos dos monarcas de Judá e Israel –, que junto aos sucessos e insucessos desses reis são mencionados os nomes de seus pais. É como se a Escritura fizesse questão de mostrar que o que esses governantes faziam ou deixavam de fazer, no que tange a seus erros e acertos, era uma consequência natural do tipo de orientação que receberam dos pais.

A espiritualidade de uma família depende do seu conhecimento da Palavra de Deus. E esse conhecimento só existe onde ele é ensinado e colocado em prática. Faça destes 30 dias um tempo de reflexão e conhecimento da Palavra junto com sua família.


Oremos
1. Pelos pais, para que ensinem a Palavra de Deus aos filhos.
2. Pelos lares, para que sejam um ambiente natural para que a Palavra de Deus seja ensinada e aprendida.
3. Para que os ensinos do Evangelho sejam expostos na família de forma contínua e sistemática.
4. Para que os pais não se omitam diante dessa grande responsabilidade.
5. Para que o conhecimento da Palavra de Deus seja colocado em prática na família.


Por:  Pr. Carlos Novaes – Igreja Batista Barão da Taquara, Rio de Janeiro-RJ
 Fonte: Guia Devocional 30 Dias de Oração pela Família


Nenhum comentário:

Postar um comentário