terça-feira, 9 de maio de 2017

A Família e a Melhor Idade

Quando Deus criou Adão e Eva, estava planejando que a família seria a célula mater da sociedade. Famílias bem estruturadas, sob a orientação do Senhor, formam uma sociedade saudável.

Toda família tem crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Nas famílias cujos membros dão atenção uns aos outros, a convivência entre os familiares é harmoniosa, todos aprendem a conviver em amor uns com os outros e desfrutam as boas características de todas as faixas etárias, que afloram prazerosamente no relacionamento diário. 
Um idoso amado e cercado por toda a família com certeza terá uma velhice feliz e abençoará os que o rodeiam.
Na Bíblia encontramos exemplos de idosos abençoados por Deus e que, vivendo cercados pela família, tornaram-se bênção para todos os que viveram à sua volta. Moisés, Abraão, Jacó, José e muitos outros eram respeitados e honrados quando estavam com a idade avançada.Como servos de Deus, tinham palavras sábias, o que era motivo para que os mais jovens os procurassem para receber conselhos. O texto bíblico fala de Jacó, que, perto de morrer, rodeado por seus doze filhos, abençoou-os com bênçãos específicas, uma para cada um deles. Depois disso, descansou tranquilamente, com o sentimento de missão cumprida (Gn 49.1,33). Também Abraão, diz a Bíblia, morreu em ditosa velhice (Gn 25.7,8).

Que tipo de tratamento estamos dando aos idosos de nossa família? Que tipo de idoso estamos sendo em nossa família? Dediquemo-nos ao estudo da Palavra e à comunhão com o nosso Pai para termos a sabedoria de Deus. Assim seremos buscados, honrados e tratados com carinho por nossos familiares.

Oremos: 
1. Para que as famílias sejam bem estruturadas e orientadas pelo Senhor. 
2. Para que cada membro da família seja atencioso com o outro a fim de que haja uma convivência harmoniosa no lar. 
3. Para que os mais idosos tenham conselhos sábios para dar aos mais jovens, e que estes, por sua vez, escutem e sigam tais conselhos. 
4. Para que haja respeito entre as gerações na família. 
5. Para que toda a família busque a comunhão diária com o Senhor.

Por:  Mis. Lúcia Margarida – Diretora Executiva da UFMBB
Guia Devocional 30 Dias de Oração pela Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário